Barra do Garças/MT, 18 de Março de 2019

Facebook

NOTÍCIAS quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018, 06h:49 | - A | + A

O animal corre risco de extinção.

Filhote de jaguatirica é atropelado ao atravessar rodovia em MT

Por: G1 MT

G1 MT

Um filhote de jaguatirica foi atropelado nesta quarta-feira (12), na BR-070, entre Pontes e Lacerda e Cáceres. Um vídeo foi gravado por um motorista que flagrou o atropelamento.

A jaguatirica pode viver em vários tipos de habitat, desde que uma parte da vegetação seja densa. É um animal solitário e territorial. Tem hábitos noturnos. Pode ocupar áreas de 22 km2 a mais de 150 km² (dependendo da disponibilidade de presas).

A espécie era encontrada desde o Sudoeste dos Estados Unidos até o Norte da Argentina. Mas está oficialmente extinta nos Estados Unidos e já é uma raridade no México.

As populações vêm diminuindo devido ao confronto com atividades humanas, como a pecuária. A espécie é classificada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como vulnerável e está no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (Cites). Ou seja, o risco de extinção está associado ao comércio e sua comercialização só é permitida em casos excepcionais, mediante autorização expressa.

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS