Barra do Garças/MT, 18 de Agosto de 2019

Facebook

NOTÍCIAS quinta-feira, 15 de Agosto de 2019, 06h:34 | - A | + A

PARQUE NACIONAL

Incêndio atinge Chapada há 6 dias e destrói área de 30 km

Por: Vitória Lopes

Chico Ferreira

O incêndio florestal instalado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), que teve início em 8 de agosto, já queimou cerca de 30 km de extensão. Na manhã desta quarta-feira (14), quatro frentes de trabalho foram instaladas. No período vespertino, dois aviões do tipo airtractor, contratados pelo ICMBio, irão apoiar os trabalhos em campo.

 

As chamas, que perduram quase uma semana, começaram nas proximidades do distrito de Água Fria, zona rural de Chapada dos Guimarães.

 

Cerca de 30 brigadistas do parque nacional e do Corpo de Bombeiros vêm trabalhando no combate ao incêndio florestal. Na última terça-feira (13), equipes de outras unidades de conservação e do IBAMA chegaram ao Parque Nacional para reforçar os trabalhos em campo.

 

Pelo menos até a manhã do dia 13, 2.361,39 queimaram no interior da unidade de conservação (7,23% de sua área total), e uma linha de, aproximadamente, 30 km de extensão. Entre janeiro e julho de 2019, o ICMBio realizou, como prevenção contra incêndios florestais, aproximadamente 1.000 hectares de queimas prescritas em áreas internas e externas ao PNCG, bem como cerca de 50 quilômetros de aceiros.

 

Desde o sábado (9), o atrativo Cidade de Pedra foi fechado para segurança dos visitantes. Em 12 de agosto, também foi preciso fechar o atrativo Vale do Rio Claro.

 

O Parque

 

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

 

O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União.

 

(Com informações da assessoria)

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS